CPR – A reanimação da escrita

Um dos maiores desafios de um escritor é sair da sua zona de conforto e escrever um texto que se distancie não só da estrutura, mas também do estilo que costuma adotar e dos temas pelos quais tem preferência, mantendo sempre a sua assinatura.

Uma das principais dificuldades de um autor é o bloqueio criativo, que o põe diante de uma folha em branco, seja física ou digital, com vontade de transpor algo em palavras sem, no entanto, o conseguir.

Há várias formas de alcançar o primeiro e de contornar o segundo, embora nenhuma seja infalível. Por vezes tem-se a ideia de se escrever sempre o mesmo texto, ainda que sob diversas perspetivas, e podem passar-se várias semanas sem que nada seja materializado na folha que continua em branco.

Os exercícios de escrita criativa são a minha muleta preferida. Baseiam-se na indicação de um ponto de partida, seja ele uma temática, um estímulo auditivo, uma imagem, um nome, etc., à volta do qual se desenvolvem os textos. São bons para quando as ideias não fluem e, também, para porem o autor em contacto com ideias sobre as quais provavelmente não pensaria sozinho e sobre as quais não talvez não tivesse uma predileção imediata para escrever.

Foi o que me aconteceu no segundo desafio do grupo de escrita criativa CPR – A reanimação da escrita, ao qual me juntei no final deste verão. Teria de abrir a sétima página do sétimo livro da minha estante e usar a sétima frase como o mote do meu texto. Calhou-me nas mãos a Bruxa de Oz, de Gregory Maguire. Sendo fã do Harry Potter, não gosto de bruxas para além do domínio de Hogwarts, pelo que a tarefa se revelou bastante complexa. Mas um compromisso é para ser cumprido: propus-me ao exercício, tinha de o executar.

E é assim que, com um misto de muito entusiasmo e alguma apreensão recebo todos os meses o tema do CPR.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s